Informação sobre micose, causas, sintomas e tratamento da micose, identificando o diagnóstico das micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistémicas e oportunistas, com dicas que pretendem contribuir para a prevenção da sua ocorrência.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Criptococose

A Criptococose, também conhecida por Torulose, Blastomicose Européia, Doença de Busse-Buschke é uma micose sistêmica causada por um complexo de fungos patogênicos identificados no gênero Cryptococcus. Adquirida através da inalação de propágulos infectantes, inclui duas entidades clínicas distintas:
  • criptococose oportunística, cosmopolita, associada a condições de imunodepressão celular, causada por Cryptococcus neoformans var. neoformans e
  • criptococose primária, endêmica em áreas tropicais e subtropicais, ocorre em hospedeiros aparentemente normais, causada por Cryptococcus neoformans var. gattii.
Ambas causam meningoencefalite de base, de evolução grave, fatal, acompanhada ou não de lesão pulmonar evidente, fungemia e focos secundários para pele, ossos, rins, supra-renal, entre outros.